relacionamento.png

RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

RELÓGIO DE VELA

Criado por volta do séc. VIII., mede a passagem do tempo pela velocidade de queima da vela - que é demarcada com uma escala horária.

 
Relacionamento

O Sistema de Relacionamento com Participantes (SRP) registrou em 2020 um total de 7.923 atendimentos por diferentes canais de relacionamento, com destaque para o e-mail e o telefone. Empréstimos e Cadastro foram os assuntos mais recorrentes — os mesmos observados no exercício de 2019.

ESTATÍSTICAS DE ATENDIMENTO

Principais canais utilizados

 

O meio de comunicação mais utilizado pelos participantes é o e-mail, seguido pelo telefone. Em e-mail, estão incluídas as malas diretas das campanhas de comunicação. Com a suspensão do atendimento presencial por conta da pandemia, os canais eletrônicos foram bem mais utilizados do que nos anos anteriores.

26-atendimento-canais.png

Principais assuntos abordados

 

Analisando os assuntos abordados, nota-se o grande interesse em novas adesões (cadastro), apesar da crise econômica imposta pela pandemia, o que demonstra confiança dos empregados da Dataprev na gestão da Prevdata. Outro tema de destaque foi o empréstimo — que já costuma figurar entre os principais quesitos abordados pelos participantes, mas foi impulsionado devido ao aumento dos limites de concessão (disponibilizado em abril), da liberação das restrições à renovação e da solicitação 100% digital.

27-relacionamento-asuntos.png
curva-verde.png
Comunicação

As ações de comunicação da Prevdata são pautadas, principalmente, pelo Programa de Educação Financeira e Previdenciária – que visa orientar todos os públicos da Entidade ampliando os conhecimentos orçamentários, financeiros, previdenciários e sobre os planos de benefícios de que participam, bem como fortalecendo a cidadania para que, dispondo de informação de qualidade e visão crítica, tomem decisões conscientes e mais adequadas para sua saúde financeira, podendo melhor usufruir dos benefícios da Previdência Social e Complementar.

PREVDATA VAI ATÉ VOCÊ

 

Periodicamente, a Prevdata busca um contato direto com os participantes ativos, aposentados e pensionistas por meio de encontros onde esclarece dúvidas e informa, de forma clara e objetiva, os resultados e perspectivas dos planos de benefícios administrados pela Entidade. Isso acontece pelo Prevdata vai até você, um programa criado em 2009 e que, no dia a dia da entidade, é sinônimo do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Prevdata.

 

Por conta das mudanças provocadas pelo isolamento social devido à pandemia, a agenda presencial do programa em 2020 foi interrompida logo após janeiro. Com isso, algumas iniciativas foram adaptadas para realização virtual, como a apresentação de prestação anual de contas. A seguir, saiba mais sobre esta e algumas das principais ações de comunicação ao longo do ano.

  • PAQ – Plano de Adequação de Quadro da Dataprev: esclarecimentos

 

No início do ano, ainda em formato híbrido (presencial no RJ e com transmissão em vídeo para outros estados), a equipe da Prevdata tirou dúvidas e orientou participantes que aderiram ao PAQ da patrocinadora sobre como proceder com seus planos de benefícios na Prevdata após o desligamento da Dataprev.

 

  • Guia de educação financeira

 

Em atividade junto ao Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP, a comunicação da Prevdata elaborou e disponibilizou o guia de educação financeira online “Como lidar com as finanças em tempos de crise?” para ajudar a amenizar os impactos da pandemia na vida dos brasileiros, visando compartilhar informações que podem auxiliar a sociedade a lidar melhor com as finanças em tempos de dificuldade financeira, sobretudo a que foi provocada pela da pandemia da Covid-19.

 

  • Lives Encontro com a Prevdata

 

Em 2020, a prestação de contas do exercício anterior da Prevdata foi realizada por meio de uma videoconferência ao vivo, com transmissão simultânea pelo YouTube. Dos cerca de 570 participantes presentes na audiência, muitos interagiram enviando dúvidas, principalmente sobre Plano de Custeio, Investimentos e Empréstimos, além de possíveis impactos dos cenários que se avaliam para a Dataprev e da crise provocada pela pandemia da Covid-19.

 

Com o sucesso da iniciativa, outra live foi realizada, daquela vez para informar ao público como a Entidade tinha se comportado, até então, diante da crise econômica, quais impactos ocorreram no segmento de previdência complementar por conta do cenário econômico e os resultados obtidos no fechamento do 1º semestre de 2020. No YouTube, onde os comentários ficaram abertos ao público, mensagens de agradecimento e parabenização foram publicadas pelos participantes, elogiando a transparência da Entidade.

 

  • Campanha de Contribuição Adicional e Aporte

 

A campanha é realizada anualmente para elevar a quantidade de participantes que fazem contribuições adicionais (mensais) ou aportes (esporádicos), visando o aumento das contas no plano, um maior benefício futuro e o incentivo fiscal do imposto de renda. Atenta à relevância do tema dentro na formação da poupança previdenciária, em especial em um ambiente de redução da taxa de juros, a Prevdata fez campanhas ao longo de 2020 reforçando a importância dessas contribuições adicionais, o que resultou em um crescimento de 62% nos aportes ao Plano CV – Prevdata II, em comparação a 2019, ultrapassando R$ 2 milhões em contribuições espontâneas..

PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Site

 

O site da Prevdata disponibiliza notícias, documentos e ferramentas para atendimentos e solicitações, bem como uma área restrita onde os participantes e assistidos podem consultar os dados de suas contas previdenciárias. Em 2020, foram 96.676 acessos, sendo agosto o mês com a maior quantidade de visitas.

28-site.png

Páginas mais acessadas

 

As páginas mais visitadas do site relacionadas ao Plano PRV foram a do Extrato de Saldamento – muito acessada durante o atendimento aos participantes e, também, no início do ano, quando é divulgada a atualização monetária anual do benefício saldado – e a do Plano de Custeio 2020.

 

Já o item mais visitado do site relacionado ao Plano CV – Prevdata II continua sendo o Simulador de Benefícios e Contribuição, que é bastante utilizado pelos participantes para acompanhamento da conta acumulada e simulação de benefício futuro. Os demais simuladores (de Incentivo Fiscal para Adesão e de Aporte) também têm uso constante.

Prevdata Informa

 

Boletim eletrônico enviado mensalmente aos participantes, que informa, com transparência, a respeito da entidade por meio de chamadas resumidas aos diversos assuntos e direcionando para acesso ao conteúdo completo dos temas nas páginas do site.

 

Panorama

 

Boletim eletrônico criado em 2020 e enviado trimestralmente aos participantes, com conteúdo especial sobre os investimentos dos Planos PRV Saldado e CV - Prevdata II ao longo dos três últimos meses correntes.

 

Prevfolha

 

É o informativo impresso da Prevdata, também disponibilizado em PDF no site da entidade, trazendo notícias do interesse dos diversos públicos. Em 2020, uma edição foi veiculada.

 
vela.png
curva-branca.png